“É o momento certo de vender minha empresa?”
Essa é uma das principais dúvidas entre empreendedores que pensam em vender suas empresas. E a resposta para essa pergunta não é trivial.
Isso porque se trata de uma mudança relevante, não só para a carreira, como para a companhia e todos os profissionais envolvidos com o negócio. Além disso, existem diversos fatores que podem influenciar na venda de uma empresa, como o cenário macroeconômico e o custo de oportunidade, por exemplo.
Antes de colocar a sua empresa à venda, veja como identificar qual é o momento ideal para dar esse passo e o que levar em consideração após tomar essa decisão.
Por que vender a empresa?
São muitos os motivos que levam um empresário a vender a sua empresa. Valorização da companhia no mercado, estabilidade financeira, aposentadoria ou uma oferta irrecusável costumam ser as razões por trás de uma venda.
Por outro lado, desempenho ruim, dívidas, conflitos societários e até problemas de saúde são também possíveis motivos para se decidir negociar uma companhia.
Fato é que, independentemente da razão, não é uma decisão fácil de ser tomada. A venda muitas vezes pode ser um movimento de mercado necessário, com potencial de trazer diversos ganhos operacionais e financeiros para a empresa.
É fácil vender uma empresa?
Segundo o recente relatório anual da TTR Data, foram quase 3,5 mil transações de empresas na América Latina só durante o ano de 2022. O número é expressivo e a movimentação de empresas na estratégia tem se intensificado nos últimos anos.
Ainda de acordo com o levantamento da TTR, no biênio de 2021-22 foram mais de 7,3 mil vendas de empresas na região. Em comparação, no biênio de 2018-19, em a marca registrada foi de pouco mais de 5 mil negócios registrados na América Latina, houve aquecimento nas movimentações.
Apesar dos expressivos números apurados, isso não significa que vender uma empresa seja fácil. Pelo contrário, é um processo complexo, que exige muito planejamento, preparação e paciência, já que a operação pode demorar meses para ser concluída.
Assim, é necessário que os sócios debatam sobre os possíveis caminhos para o negócio e façam um planejamento — financeiro e estratégico — para seguir com a potencial venda.
Estar preparado será fundamental para que os empresários não tenham nenhuma surpresa durante o processo e consigam realizar a venda na melhor opção para todo o quadro societário.
Como faço para vender minha empresa? O que levar em consideração?
É recomendado para a venda da empresa, que essa preparação seja feita com assessores financeiros ao lado dos responsáveis pela empresa e suas operações. Há um passo a passo simplificado que, ao menos, norteará as etapas até as negociações e assinatura de contratos.
São dez as etapas básicas que orientam os empresários do amadurecimento da ideia ao fechamento do negócio. Confira:
1. Avalie o seu momento no mercado
O primeiro passo é entender qual é o seu momento no mercado e assim determinar onde serão dedicados seus esforços e investimentos nos próximos períodos. Se manter o seu nome nos documentos societários não está mais nos planos, é uma boa hora para levar a ideia da venda adiante.
2. Conheça suas necessidades e as da empresa
É preciso entender com clareza os motivos que te fizeram pensar “quero vender a minha empresa”. Como dito anteriormente, há diversas razões, desde questões pessoais, até aspectos profissionais ou da própria operação da companhia. Se é possível indicar um ou mais motivo, siga adiante no passo-a-passo.
3. Avalie o cenário macroeconômico atual
Não é possível iniciar o processo de venda de uma empresa sem levar em consideração o cenário econômico geral. Afinal, o contexto mercadológico é fator decisivo para tomar decisões que envolvam grandes riscos financeiros. Assim, é possível ponderar se vale a pena seguir com a venda ou se é melhor esperar por um momento mais oportuno.
4. Entenda as vantagens competitivas da marca
Sua empresa possui qualidades que a posicionam com destaque no mercado? Se sim, saiba identificá-las e pontuá-las para os consultores e investidores interessados. Assim, a companhia já começa a ter sua percepção de valor destacada nos passos iniciais de venda. Além disso, as assessorias que acompanharão o processo devem refletir o diferencial no valuation.
5. Saiba quanto vale a sua empresa
Você não precisa saber como calcular o preço da venda de uma empresa, mas é essencial que a sua empresa tenha um valor definido entre os empresáriospara que possa ser negociada.
Apurar o valuation corretamente pode significar encontrar um valor equilibrado para o mercado e que não ofereça risco de perdas aos seus investimentos. Nesse sentido, a contratação de consultorias e assessores especializados se tornam essenciais para maximizar o valor esperado.
6. Entenda a dinâmica competitiva do mercado
Além de auxiliar na identificação de diferenciais operacionais e no cálculo do valuation, os assessores realizam pesquisas para encontrar os melhores prospects no mercado. Essa é uma outra forma de valorizar a empresa e ampliar o potencial de valuation na venda – colocando à mesa a quem terá valor.
7. Prepare-se para apresentar a companhia
Antes de apresentar a companhia para possíveis compradores, é fundamental organizar toda a documentação necessária, como dados e análises da operação, para que o contato seja o mais proveitoso (e determinante, portanto), possível.
8. Mostre a empresa para o mercado
Com tudo isso organizado, chegou a hora de iniciar o processo no mercado. O próximo passo é mostrar os valores da empresa e da operação para os prospects e possíveis compradores, mapeados anteriormente.
9. Sente à mesa com empresários e investidores
Agora chegou a hora pela qual você esperou desde quando pensou pela primeira vez em vender a sua empresa. É o momento de sentar-se à mesa para negociar valores e condições preliminares da transação com investidores. Lembre-se de verificar os termos da proposta e avalie se as condições são favoráveis para a venda.
10. Feche o negócio
Se as circunstâncias forem de fato apropriadas, chegou a hora de apertar as mãos dos compradores e fechar o negócio. Mas não antes de acompanhar as análises da due diligence, negociar os termos do contrato definitivo e, por fim, seguir com os processos de conclusão do negócio.
Erros mais cometidos na hora de vender uma empresa
É verdade que o preço é um fator importantíssimo no processo de venda de um negócio. Entretanto, não pode ser analisado isoladamente. Um dos maiores erros cometidos por quem está no sell side é não identificar “furos” e “pegadinhas” no contrato, que podem levar a descontos futuros de preço ou limitar o crescimento da empresa, por exemplo.
Segue abaixo uma lista com alguns fatores importantes a serem analisados durante a venda da empresa:
- Quem será responsável pelos passivos passados e futuros?
- Quais são as garantias do recebimento de pagamentos parcelados ou earn-out?
- O contrato e as condições nele presente estão redigidos de maneira clara para caso surja algum impasse?
- Em casos de venda parcial, questões como a relação entre sócios de governança, alçadas de decisão e aprovações de novos eventos de liquidez estão em contrato?
Como vimos, vender uma empresa é um processo complexo e de risco elevado. Então, os assessores de M&A podem auxiliar para que todas as etapas sejam cumpridas conforme o acordado, maximizando o valor da sua empresa e tornando a operação o mais fluida possível.
A ADVISIA Investimentos atua tanto no sell-side quanto no buy-side, em diversos tipos de transações societárias, trabalhando sempre a favor da geração de valor aos nossos clientes. Trazemos nosso DNA de consultoria estratégica para o processo, identificando potenciais sinergias e alavancas que possam melhorar a rentabilidade do negócio e a maximização de valor.
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